Como estaria a vida profissional do meu pai se ele tivesse passado por um processo de orientação de carreira?
- izabellapsi
- 9 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Deixe-me apresentar meu pai: um jovem senhor de 66 anos, aposentado há mais de 12 anos, que passou a maior parte da sua vida profissional como bombeiro civil. Pelo que ele me contou sobre sua experiência nas empresas e pelas fotos que vi, além de atender emergências, ele também ministrava e produzia treinamentos de brigada de incêndio, administrava a segurança dos prédios e treinava novos bombeiros.

Até que, um dia, ele foi dispensado e não conseguiu mais voltar para a área. Acabou aceitando um emprego qualquer para conseguir se aposentar. Ele tentou, sem sucesso, por anos, uma oportunidade em sua área.
Você deve estar se perguntando por que estou contando tudo isso. E eu te explico: meu pai se fixou na ideia de "sempre trabalhei nessa área, não sei fazer outra coisa. Vou sair para fazer o quê?"
Esse sentimento é muito comum em pessoas que tiveram uma trajetória de carreira linear e, de repente, se veem diante da necessidade de buscar novos caminhos, seja por vontade ou por necessidade.
O que meu pai, e muitas pessoas, não percebem é que seus conhecimentos e habilidades são ferramentas que podem ser aplicadas ou adaptadas a novas situações. Porém, para isso, é preciso reconhecer essas habilidades e se apropriar da sua própria capacidade.
Penso, então, no que poderia ter acontecido se meu pai tivesse passado por uma orientação de carreira. Talvez ele tivesse se tornado empreendedor, aberto uma empresa de treinamentos, atuado como palestrante, consultor, administrador na área de saúde ou segurança, ou até mesmo descoberto uma nova área completamente diferente.
Claro, a orientação profissional deve estar alinhada com os objetivos da pessoa, e aqui estou apenas imaginando como poderia ter sido a história do meu pai. Mas isso ilustra a importância de conhecer seu perfil profissional e ter um direcionamento claro.
Lembre-se: você não se resume e sua profissão. A profissão pode mudar, mas seus conhecimentos e habilidades te acompanham onde quer que você vá.
Comments